sábado, 7 de agosto de 2010

Sugestões de Vídeos

História das Coisas
 
História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard

O que é História das Coisas ?
Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.


 
A Fuga do Moinho


A Fuga do Moinho: um desenho animado sem fala que através de metáforas mostra o problema das drogas na família até a sua destruição.


Resumo: Desenho animado sobre o uso e dependência de drogas. O vídeo conta, em linguagem figurada, a vida de um menino que, atraído pelas drogas, cria dependência e passa a viver numa outra realidade, representada por uma bolha da qual não consegue mais sair.

O vídeo pode ser usado em programas de prevenção ao uso das drogas, como meio de sensibilização e estímulo ao debate.


Ele permite um projeto interdisciplinar já que o português pode ser trabalhado na linguagem simbólica utilizada. A ética permite a reflexão sobre o papel da família e da escola na prevenção das drogas. A ciência pode esclarecer o que é uma droga, quais os diferentes tipos e quais os elementos que as compõem. A biologia analisa a saúde destacando o que acontece com o corpo quando nos drogamos e quais as consequências da dependência. A educação física pode destacar o uso dos anabolizantes pelos atletas e a geografia mostrará em que países as drogas são mais consumidas e de onde vêm, deixando para a matemática a análise estatística dos números que retratam essa realidade.

Esse debate aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana e também introduz novas questões no processo educacional. 



 
A menina que odiava livros
Animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.
Incentivo à leitura.



 
De onde vem o sal?
Desenho informativo muito interessante. Existem outros da série que também podem ser baixados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário